quinta-feira, 21 de maio de 2009

casas e cavernas


conversando com minha tiazinha querida que quer me convencer a voltar a morar em Campinas..... o assunto mudar de casa, mudar de cidade... onde é "casa" ?
Casa é para você mesmo ou para outros verem? Você usa todas as partes da sua casa ou elas são apenas adendos ao seu morar? Você espalha suas tralhas ou se contem numa organização eficiente? Você olha pelas janelas para ver o horizonte além do jardim? Tem plantas que precisam ser regadas e acarinhadas ou qualquer outra coisa viva que dependa de você?
Quanto tempo voce passa em sua casa? A casa é aberta a visitantes ou uma toca de reclusão? Há espaço de verdade para outros em sua casa?

Sua casa é onde voce quer estar, ou onde voce tem que estar? Casa tem que ter requintes de luxo ou é onde você pode ficar à vontade? Que casa acolhe você melhor, casa ou caverna, e como a vê, abrigo ou prisão?

Já ouvi todo tipo de comentários sobre casas: a casa tem a cara do dono; a casa é um reduto de energia que afeta a vida do dono para melhor ou pior; casa e lar não são a mesma coisa, casa (lar) é onde o coração está....nem me lembro mais quantos comentários ouvi.
Já conheci pessoas errantes, que não tinham noção de "casa" na vida delas... , já conheci pessoas ficantes que nasceram, cresceram, casaram, procriaram e viveram toda a vida numa mesma casa... será que a nossa casa traduz nosso espírito ou a casa em que estamos é apenas mais uma circunstância?

Já aconteceu de poder realmente escolher um local onde quisesse morar e ter a felicidade de conseguir dar este passo? Já aconteceu de ter que sair de um lugar que amava porque ficou inviável? Já passou pela tristeza de sair de casa porque a família se separou? Será que existe maior tristeza e medo do que estar desabrigado por causa de uma catastrofe?

Como dar o passo de mudar de casa, como procurar e encontrar uma casa, como saber que ali é o seu lugar?

Olhando para a calçada do retiro eu vejo árvores enormes, que são a casa de famílias de macaquinhos e pássaros. Casa vivas, pulsantes, que frutificam. Atrás da minha casa existe um paredão de 12 metros de altura onde as aves cavaram pequenas tocas para fazer ninhos... um prédio de apartamentos com dezenas de ninhos. No muro tem um buraco qualquer que é a casa da Sissília, uma espécie de lagartixa gigante (ela tem uns 30cm) que há no retiro, que protege a casa da invasão de criaturas rastejantes.

Onde é casa? Onde há lembranças ou onde há futuro? Um lugar que te pertence ou um lugar ao qual você pertence? Onde há fadas ou gárgulas?

Se a nossa casa tem a nossa cara, quando achar a casa que procura você vai ser você mesmo ou vai ser outra pessoa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário